sábado, 2 de junho de 2012

Grandes Designers - Antonio Citterio


Antonio Citterio (1950, Meda ) é um designer de móveis italiano e designer industrial que vive e trabalha em Milão.
Nascido em 1950, o arquiteto e designer Antonio Citterio é formado em arquitetura pela Universidade Politécnica de Milão. Abriu seu estudio em 1972 e começou a trabalhar com arquitetura e design de interiores. Entre 1987 e 1996 trabalhou com Terry Dwan, e juntos, projetaram edifícios na Europa e Japão. Em 1999 fundou a  “Antonio Citterio and Partners” com Patricia Viel;
É referência em estilo e autenticidade na área do design.
Responsável por grandes projetos, já desenvolveu trabalhos para renomadas empresas como B&B Italia, Kartell, Flos, Tre Più e Vitra. Projetos recentes incluem a sede corporativa do Grupo Ermenegildo Zegna, em Milão e o Hotel Bulgari, de Milão e Bali.
Ganhou muitos prêmios, entre os quais o prestigioso Compasso d'Oro em 1987 e 1995. Seus produtos são parte do MoMA coleção permanente no Centre_Georges-Pompidou , em Paris









Fontes: Allineare e Internet.


Grandes Designers - Angelo Mangiarotti


Angelo Mangiarotti.

Angelo Mangiarotti (26 de Fevereiro de 1921) é um arquiteto italiano e designer industrial. O principal conceito em seus trabalhos de design, arquitetura e escultura é a ascensão do formulário através do uso correto da matéria e da técnica. Em sua longa carreira ele concentrou seus esforços em um processo industrial de edifícios e produção de design, nunca esquecendo as reais necessidades dos usuários.

Em 1948, Angelo Mangiarotti formou-se na faculdade de Arquitetura do Politecnico diMilano. Após a reunião de Max Bill, em seguida, ele se mudou para os Estados Unidosem 1953, trabalhando em Chicago, como professor visitante no Instituto de Tecnologia de Illinois.
Em seu período americano Mangiarotti encontrou Frank Lloyd Wright, WalterGropius, Ludwig Mies van der Rohe e Konrad Wachsmann. Esses mestres foram essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional. Dois anos mais tarde Mangiarotti voltou para a Itália e abriu em Milão o seu escritório de arquitetura (com Bruno Morassutti até 1960). Em 1989 ele abriu em Tóquio, o Escritório Mangiarotti & Associates. De 1986 a 1992 foi diretor de arte de Colle Cristalleria. AngeloMangiarotti também tem uma intensa atividade acadêmica em várias universidades italianas e estrangeiras. Lecionou em Istituto Superiore di Disegno Industriale de Veneza (1963-64), Universidade do Havaí (1970), Ecole Politecnique Fédérale deLosanna (1974), da Universidade de Adelaide e South Australian Institute of Technology de Adelaide (1976), Faculdade de Arquitectura de Palermo (1982),Faculdade de Arquitectura de Florença (1983), Faculdade de Arquitectura daPolitecnico di Milano (1989-90). Ele participa do debate internacional sobre arquitetura e design com seminários, conferências e exposições. Em sua carreira foi reconhecido com vários prêmios, tanto no campo do design como na arquitetura.










sexta-feira, 1 de junho de 2012

Grandes Designers 2


Andrea Branzi
Branzi nasceu em Florença , onde também se formou em arquitetura. Atualmente, ele vive e trabalha em Milão , Itália .
Sua obra e interesses se relacionam ao design industrial, arquitetura, planejamento urbano e de promoção cultural. Ele também trabalha como professor de desenho industrial no Politecnico di Milano University.
Ele fundou com Paolo Deganello, Massimo Morozzi e Coretti Gilberto da Archizoom associados. Ele é um promotor do movimento Arquitetura Radical Italiano . Desde o Período Radical, veio a famosa Superarchitettura quadro teórico, que trouxe ao Anti-Design.
Em sua carreira, Branzi escreveu muitos livros, entre os quais estão de Aprendizagem de Milão e O Hot House e Animais domésticos (publicado pela MIT Press ),  "Nouvelles de la Metropole Froide" (Centro Georges Pompidou) e Introduzione al design Italiano .
Branzi tem colaborado com muitos italianos revistas de arquitetura, como "Interni ',' Domus ',' Casabella '. Ele também foi o editor de MODO (1983-1987).
Em 1983 ele foi um dos fundadores da " Domus Academy ", a primeira escola de pós-graduação internacional de design.
Alguns projetos de móveis criados por Andrea. 








www.andreabranzi.it/

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Continuação - Grandes Designers


Alvar Aalto

Aalto foi um dos primeiros e mais influentes arquitetos do movimento moderno escandinavo, tendo sido membro do Congrès Internationaux d'Architecture Moderne (CIAM). Alguns dos trabalhos de maior relevância foram, por exemplo, o Auditório Finlândia, e o campus da Universidade de Tecnologia de Helsínquia, ambos em Helsínquia, Finlândia. No campo do design, tornaram-se célebres os projetos de cadeiras baseados na exploração das possibilidades de corte e tratamento industrial da madeira. Além disso, pode-se citar os cristais que desenhou, como o conhecido Vaso Aalto, também chamado como Vaso Savoy.
Alvar Aalto estuda no Instituto Politécnico Finlandês em Helsinque, formando-se em arquitetura em 1921. De 1923 a 1927 trabalha em escritório próprio com sua mulher Aino Marsio (1898-1949), com quem se casará em 1925. De 1927 a 1933, trabalha com Erik Bryggman (1891-1955), outro importante arquiteto finlandês, também formado pelo Instituto Politécnico Finlandês.
Em 1932 começa seu trabalho como designer, fundando com sua esposa Aino Aalto, a Artek Ltda em 1935 para a construção e distribuição de seus móveis. Em 1940 torna-se professor da Faculdade de Arquitetura do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. Em 1952 casa-se com Elissa Makiniemi, que se torna a responsável pelo seu escritório até 1994. A partir de 1955 torna-se membro da Academia Finlandesa.



Grandes Designers

Aproveitando o ensejo da publicação da Folha Grandes Designers, fizemos um resumo para conhecer essas grandes figuras que revolucionaram o cotidiano. 

Hoje falaremos de dois grandes nomes do designer mundial Alessandro Mendini e Alvar Aalto.

Alessandro Medinini.
Arquiteto, nascido em Milão, em 1931, é considerado um dos mestres do design.
Em 1989, criou o Atelier  Mendini na sua cidade onde realizou objectos, móveis, interirores, instalações, edifícios com um toque pessoal.
Ex-diretor de revistas como a Casabella, Domus e Modus.
Especialmente interessado em projetos pós-modernos e contemporâneos, a sua cooperação com empresas internacionais como a Alessi, a Philips e a Swatch no tratamento de imagem e design resultou numa série de produtos de renome mundial.
Membro honorário da Academia Bezalel de Arte e Design, em Jerusalém, foi premiado com o Golden Compass e as honras do “Architectual League” de Nova York e “Chevalier des Arts et des Lettres” de França.
Professor de Design na Hochschule für Angewandte Kunst, em Viena, organizou várias exposições em Itália e no exterior.
Suas obras estão em museus como o Museum of Modern Art, em Nova York e do Centro Pompidou, em Paris.
Entre os projetos arquitectónicos estão a casa Alessi Omega, o Teatro de Bicchieraia Arezzo, uma torre em Hiroshima, no Japão e no Museu de Groningen, na Holanda.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sem medo de ousar nas cores.



Há tempo o mercado internacional de design tem inclinado  às  cores nas mobílias. A Feira Internacional de Móveis de Milão de 2012 ratifica essa tendência. Cores como amarelo ovo, tons de azuis e vermelhos o destaque deste ano.


Hoje a aplicação de utilização de cores nos ambientes não depende mais de ousadia. É uma tenência muito charmosa e moderna. 


O destaque ficou para o azul, que deve ser a grande estrela dos ambientes.A cor aparece em tons frios como Safira, o charmoso Royal e também em Cerúlio e Petróleo, que são muito próximos ao verde. Ele é utilizado tanto nos objetos decorativos quanto em sofás, poltronas e até na cama, sempre de maneira destacada.








Além de lindas, as cores aplicadas nos móveis sobre a forma de pintura trás sofisticação aos seus ambientes. 

Não precisa mais ousar!

Até a próxima.


Eletta Nóbile.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dicas de limpeza para seus móveis.

Hoje vamos dar algumas dicas de como limpar seus móveis sem danificar os revestimentos.

Nos dias atuais as empresas de móveis, na sua grande maioria, utilizam na sua produção o MDF revestido com laminados de Alta Pressão (Fórmica) e Baixa Pressão (BP).

Por serem materiais industrializados requer alguns cuidados especiais. Então vamos as dicas:

Tipo de sujeira - Gordura de mão, pó, produtos gordurosos tais como manteiga, margarina, óleo etc.
Utilizar pano limpo umedecido e torcido com detergente neutro.

Tipo de sujeira - Tinta de caneta esferográfica, pincel atômico e pincel mágico;
Pano limpo (algodão) umedecido com álcool 92,8º INPM para remoção da tinta, e logo após passar pano umedecido em água.


Tipo de sujeira - Graxa de sapato, graxa mineral, manchas de cola de adesivo e etiquetas; 
Pano limpo umedecido em aguarrás, e logo passar pano umedecido em água e detergente neutro.
 
Tipo de sujeira- Esmalte de unha seco ou úmido;
Aplicar removedor de esmalte específico (acetona), remover o resíduo e aplicar, em seguida, pano úmido em água.

Tipo de sujeira - Caneta marca texto;
Pano limpo umedecido em água.

Tipo de sujeira- Cola de contato (sapateiro);
Pano limpo umedecido em aguarrás e logo passar pano úmido com detergente neutro.


Tipo de sujeira - Cola Branca;
Se estiver ainda líquida, passar pano úmido com água e detergente neutro. Se estiver seca, umedecer o local com álcool 92,8º INPM, deixar amolecer e fazer a limpeza final com pano úmido e detergente neutro. Pode-se empregar acetona caso o resíduo apresentar maior dificuldade de remoção.


Tipo de sujeira - Macha de mofo (bolor);
Passar pano limpo (algodão) umedecido em solução de água limpa (1 Litro) e água sanitária (50ml).


Tipo de sujeira - Batom, café, chá, mostarda, ketchup etc, 
Pingar gotas de detergente neutro sobre a mancha. Limpar em seguida com pano limpo.


Use sempre panos limpos de algodão. Nuca use materiais abrasivos (palhas de aço e esponjas de duas faces) 


Até a próxima.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Compre móveis planejados com segurança.

Aumenta a cada dia vertiginosamente o número de reclamações de empresas de móveis planejados. O que fazer se você é uma dessas pessoas que está passando por essas dificuldades e como se proteger na hora de comprar seus móveis.

Sou diretor comercial da Eletta Nóbile. Atuamos no mercado moveleiro com marcenaria e também com móveis planejados. Estamos no mercado moveleiro há quase 20 anos e nunca na história passamos por um período tão nebuloso quanto o presente. Decidi me manifestar porque acho uma barbaridade o que está sendo feito com o nosso mercado. Diariamente assisto a denuncias em todos os meios de comunicação sobre consumidores insatisfeitos com empresas do setor por vários motivos: não cumprimento de prazo de entrega estabelecido no momento da venda, fechamento de lojas sem a entrega dos produtos a consumidores que fizeram compras antecipadas, entrega de móveis com defeitos e qualidade muito inferior àquela que foi prometida ao consumidor no momento da venda, entre outras queixas. Como empresário do setor e, principalmente como consumidor, decidi me manifestar para tentar explicar, do meu ponto de vista, o que está acontecendo e se possível ajudar àqueles que estão precisando de orientação sobre como fazer uma compra segura.

As lojas de móveis que apresentam em sua fachada nomes de Marcas comuns são, na sua maioria, concessionárias, representantes ou franquias. Sendo assim, aquela loja é uma empresa que adotou uma marca para comercializar, é uma representante daquela marca. Existe um equivoco comum e justificável: associar  loja e marca. Porém temos que ter certa cautela nessa associação. Às vezes ela se dá porque uma determinada empresa tem um numero grande de lojas com a marca TAL. SE essa empresa atende mal seus clientes, fecha, quebra ou frauda, pronto: a TAL não presta! Quando na verdade a empresa que vendia a marca é a verdadeira responsável pelos problemas. 
  
Para ficar mais fácil de entender, nós somos uma empresa chamada Eletta Nóbile, que na nossa linha de móveis planejados representamos uma determinada marca. Então, quando o consumidor compra conosco o planejado, ele estará comprando o produto da Marca que representamos. Nesse momento a responsabilidade pelo projeto, venda, entrega e instalação dessas mercadorias passa ser toda nossa, e não da marca que representamos. Ou seja, compramos os materiais que são produzidos pelo fabricante da marca, transportamos até o consumidor, fazemos a montagem e concluímos o processo de pós venda. Toda essa etapa é de única e exclusiva responsabilidade do lojista.

Mas, então surge a dúvida – Por que tantas lojas fecharam e/ou causaram tantos problemas aos seus consumidores?

Repito, no meu ponto de vista, a responsabilidade é toda dos fabricantes detentores das tais marcas. Com o Boom imobiliário no mercado paulista, a demanda por móveis também cresceu e os fabricantes que detêm as marcas x, y e z, começaram um plano de expansão de lojas desenfreada. A cada esquina abria uma nova loja de planejados. Mas, infelizmente, os fabricantes não aplicaram critério algum para esses novos representantes. Qualquer interessado com um pouco de dinheiro estava apto a ser um lojista. Gente sem experiência administrativa, pouco comprometimento, descontrole dos fabricantes e um período de retração de mercado foi o estopim para todos os problemas que assistimos. 

Então vamos às dicas para comprar com segurança.

- Antes de fechar qualquer negocio estude os produtos. As Marcas são destinadas para categoria de diferentes consumidores. Então temos as Marcas que atendem as classes A, B, C e D.
- As Marcas tem diferenças sim nos seus produtos. Alguns exemplos são espessuras das caixas e portas, profundidades dos armários, tipos de acessórios utilizados, puxadores, revestimentos, tipos de fixação entre outros. Portanto, quando for escolher as Marcas onde você fará os orçamentos, atente-se a esses detalhes.
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado.
- Por via de regra, e até mesmo por estratégia dos próprios fabricantes, as marcas tem diferença de preço para suas linhas de produtos. O fabricante X detêm 3 marcas no mercado por exemplo. Uma direcionada para classe B, outra C e D respectivamente. Nessas linhas as diferenças de preço de uma para a outra são em média entre 10% a 20%. Usei o exemplo deve grupo por ser maior a prevalência essas diferenças. Agora, quando tratamos de produtos de fabricantes distintos X e Y que a sua linha atende a classe B, considerando o conjunto (projeto dos móveis, acessórios, acabamentos e espessuras) não deve haver muita diferença de preço. Agora quando o preço oferecido por uma marca que atende o a classe B é ofertada pelo mesmo ou menor preço de outra que atende a classe C, DESCONFIE!

- Compre com referências. Se não tiver pesquise na internet. Hoje é possível pela razão social e CNPJ, consultar reclamações nas mídias, processos nos Órgãos de Defesa dos Consumidores (PROCON) e até ações judiciais em 1º Estância nos Tribunais de Justiça (em São Paulo TJSP), assim você estará assegurado que está comprando de uma empresa idônea.

O que você deve exigir da empresa na hora da compra:
Pesquisada e escolhida a empresa, fique atento se o que o vendedor ofereceu a você é compatível com o que você comprou. O processo de venda e execução deve consistir basicamente das etapas abaixo:

Elaboração do projeto.
Nessa etapa o projetista elabora em programas 3D o projeto que pretende vender-se. Questione as alturas, profundidades, materiais e acessórios oferecidos.

Compra e pré-projeto
No ato da compra exija contrato com os materiais oferecidos, prazos de entrega, condições de montagem, assistência técnica e garantias.

Medições e Projeto final ou executivo.
Essa é a parte mais importante de todo o processo. O projeto final é um documento que deve ser juntado ao processo de compra após as medições definitivas, e devem constar todas as vistas dos ambientes comprados, com especificações de cores, espessuras, alturas, materiais, medidas, tipo de puxadores, fechamentos e etc. Ele é praticamente o manual de montagem do que foi comprado. Novamente, usem o tempo que for necessário para conferirem item a item. Como os projetos finais são elaborados pelos programas que geram os arquivos de compra da loja para a fábrica, então se o projeto final estiver ok, a probabilidade de ter algum problema é praticamente zero.

Montagem.
Ao término da montagem examine ambiente por ambiente e caso tenha algo em desacordo, contate imediatamente a empresa.
Ao fim, exija a nota fiscal e caso não conste em contrato, o certificado de garantia.

Agora se você comprou e está passando por dificuldades segue também algumas dicas.
Tente resolver primeiro com o lojista. Faça suas exigências sempre por escrito (email, cartas registradas ou telegramas).
Se a loja fechou procure o fabricante da Marca. As grandes marcas geralmente, pelo zelo da Marca, demoram um pouquinho mas geralmente resolvem os problemas. Lojas exclusivas tem maior aporte dos fabricantes. Para saber quem é o detentor da Marca, procure no Google o nome da Marca + Fabricante.
Se mesmo assim não houver respostas, procure direto os órgãos de proteção ao consumidor munido de contrato, recibos, projetos e fotos. Os contatos por escrito servirão para uma futura ação se necessário.

O texto foi um pouco longo mais acho que o assunto merece muita atenção.

Nós da Eletta Nóbile estamos à disposição para ajudá-los e atendê-los.

Fábio Romeu
Diretor Comercial