quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mitos e Verdades - Cap. 1

Os produtos mais utilizados na produção de móveis no mundo: Mitos e verdades.


No momento de decidir pela compra de um móvel ou fazer seu armário de cozinha ou dormitório, por exemplo, vem a dúvida de qual marca comprar, as diferenças entre elas e principalmente da composição do produto.

Esse texto vem elucidar o que é matéria prima, revestimentos e quais as melhores aplicações e os mitos que permeiam o assunto.

Vamos começar pelos painéis de madeira e suas matérias primas. Hoje, no mercado mundial,  são mais usados basicamente dois tipos de painéis industrializados, o MDF e MDP.


 Painéis de MDF e MDP:

Atualmente ouve-se muito falar em MDP e MDF. Empresas aplicam em seu marketing o MDF como produto de melhor qualidade comparado ao MDP, e definitivamente não é assim.  Ambos são painéis industrializados compostos de madeiras de reflorestamento, Pinus ou Eucalipto, ou mistura dos dois. No Brasil temos basicamente cinco grandes fabricantes desses painéis que são fornecedores dos grandes pólos da indústria moveleira.  Sendo assim, o que os difere são os processos de fabricação de cada painel conforme explicados a seguir: 


O MDF é a abreviação de Medium-density fiberboard nomenclatura internacional, ou em português - placa de fibra de madeira de média densidade - É produzido a partir da transformação de toras de madeira em fibras que, aglutinadas e misturadas a resinas e outros aditivos, são prensadas em prensa contínua. Em um processo de pressão e calor,  se transformam em chapas estáveis e homogêneas.
Foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na Alemanha e, posteriormente, foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994.

O MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade. É produzido a partir da transformação de toras de madeira em partículas, que são aglutinadas e entrelaçadas com resinas especiais e outros aditivos de última geração, que garantem maior estabilidade dimensional do painel e grande resistência à flexão. Atualmente, ainda que erroneamente, atribui-se o estigma do antigo aglomerado ao MDP. Devemos nos atentar que o aglomerado foi o primeiro painel de madeira industrializada que teve sua origem em Bremen, Alemanha, em 1941. Hoje ele tem inúmeras diferenças ao anterior que vão desde o processo de fabricação até sua estrutura. Com a evolução das resinas e dos processos de prensagem o MPD não solta partículas, é formado por três camadas, colchão de partículas no miolo e camadas superiores de alta densidade, garantindo assim melhor resistência a fixação de parafusos, menor absorção de umidade e empenamento.    

Conhecendo o processo de cada material podemos desvendar alguns mitos:

Qual o melhor material então?

- Não existe melhor. Na verdade, temos dois produtos que tem melhores rendimentos em determinadas aplicações. A exemplo, o MDF tem melhores qualidades mecânicas para ser usinado e pintando e é também excelente para fundos de gavetas e armários.
O MDP por sua vez apresenta melhores resultados nas estruturas das caixas de armários, laterais de gavetas e prateleiras por ser um material leve, de boa fixação e principalmente por ser menos propenso a empenamento.

E quanto à absorção de umidade?

Ambos apresentam resistências muito parecidas. É muito importante frisar que todo material elaborado à partir de madeira tem inimigos em comum: a Água e o Sol. A exposição excessiva a ambos danificará seu produto, independente do material. Exceto claro, as madeiras preparadas para tal finalidade.

Então por que o MDF é mais caro que o MDP? 

No processo de produção do MDF utiliza-se mais matéria prima, mais tempo e energia. Isso significa maior custo de produção e maior preço para o consumidor final.

Portanto, na hora de escolher que irá atendê-lo na execução dos seus móveis não se atente apenas nos ganchos de marketing. O segredo de um bom trabalho não está somente nos produtos utilizados mas, indiscutivelmente, na habilidade do manuseio desses.

Assim, pesquisem, informe-se e comprem conscientes,


Texto: Fabio Romeu – Diretor da Eletta Nobile – Móveis Planejados e Marcenaria.
Imagens Coletadas da Internet.  

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Casa Brasil 2011


Reconhecido como um dos mais importantes roteiros turísticos do Sul do Brasil e como a terra do móvel e do vinho, Bento Gonçalves sediou em agosto mais uma edição da Casa Brasil. Um dos maiores eventos de design e negócios do País, contou com exposições de produtos contemporâneos de alto padrão para arquitetura e decoração, além de exibições culturais e seminários internacionais.
Criada em 2007, a mostra promovida pelo Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), acontece bianualmente com a proposta de ser identificada como a referência para o mercado específico. A equipe da revista EmCasa compareceu ao evento e trouxe alguns destaques da feira. Confira!

Ambiente: Home Theater integrado à Biblioteca
Projeto: Favorita Modulados

Combinando os padrões Bergamo, madeirado escuro de estriado leve, o home theater integrado à biblioteca é ideal para diversidade de composições, com a laca Color Shine Due Notte, na estante e nos móveis aéreos próximos à televisão. O destaque do ambiente é o sofá Vimeiro, composto por maços de vime natural amarrados com imbira e arame que tomam a forma de um sofá único, de personalidade marcante. Almofadas em algodão natural complementam o estilo da peça.


Direto da Casa Brasil



Luminária Demisphère

Lançada na Casa Brasil, a Allê firmou parceria com a empresa italiana Alicrite apresentando a luminária Demisphère. Criada pelos designers Lisa Tavazzani e Adel Kassem, a peça possui cúpula redonda com estampas que remetem à textura de tecidos amassados, criando um efeito moderno.

Onde Encontrar: Allê Design – www.alledesign.com.br


Cadeira de balanço
Criada a partir do aproveitamento de partes de E.V.A. e uma estrutura de inox, a cadeira Anelídeos Balanço possui uma forma inusitada e está aliada a uma característica também inovadora. A ideia do processo é atrelar mais “bichos lúdicos” ao jardim, com o mesmo princípio construtivo: fatias que se desenvolvem através de uma estrutura em inox.
Onde Encontrar: Prima Design – www.primadesign.com.br

Criado-mudo
Criado-mudo e luminária em metacrilato da série Híbridos, na padronagem Entrelinhas, com madeira.
Onde Encontrar: Allê Design – www.alledesign.com.br

Mesas laterais Desdobramento
Também com versatilidade de dimensões, tem pés em metal finalizados com pintura eletrostática. O tampo produzido em ainel de bambú reflete os traços da lapidação do cubo e o estilo triangular da peça.
Onde Encontrar: Mão Quadrado – Tel.: 2666-5555

O Salão Design Casa Brasil 2011, uma das mais importantes premiações de design de produtos do mundo e a maior da América Latina, acontece há 22 anos e tem como objetivo integrar a criatividade e inovação tecnológica por meio do design. De 1105 trabalhos inscritos vindos de 18 países, na feira foram premiados 31 projetos, sendo que 14 receberam menções, nas modalidades estudante, profissional e indústria. Os finalistas foram avaliados nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Bento Gonçalves (RS), por importantes nomes do design. Os critérios de avaliação foram adequação ao público, conceito, forma e função, grau de inovação, qualidade e segurança.




Confira o que a revista Em Casa selecionou para você dar uma olhadinha!




NDT Brazil – Bady Bassitt








Aixa (Montevideo – Uruguai)
Design de Timothy Goodman






Phosphoro (Curitiba – PR)
Design de Gustavo Engelhardt






Linha Farroupilha para Varandas – (Belo Horizonte – MG)
Design de Rodrigo B. França e Ulisses A.N.N. Penha






Aparador Babilônia (São Paulo – SP)
Design de Brunno Jahara






Astrid e Las Olivias(Buenos Aires – Argentina)
Design de Luciana González Franco






Carrinho de Ferramentas(Curitiba – PR)
Design de Érik Gurski Lima








Fonte: Revista em Casa

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Parcerias

Hoje a Eletta Nobile inicia uma parceria com o Condomínio Morada do Sol - Aricanduva. Ótimas condições de preço e pagamento para seus moradores.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Manutenção

Estamos quase terminando nossas alterações. Por favor aguardem.
Nosso Blogger será repleto de informações e dicas imperdíveis.